Saiba Qual a quantidade certa de ração para cachorro


By Luiza Mattos | abril 19, 2016.

Qual é a quantidade certa de ração para cachorro? Essa é uma pergunta que nem sempre conseguimos a resposta, mesmo conversando com os vendedores do produto, mesmo porque, muitos não sabem ao certo, e outros simplesmente têm apenas o interesse de comercializar o produto, e, nesse caso, quanto mais rápido o consumidor voltar para comprar, melhor é para ele.

Opções diversas – hoje existem muitas marcas de ração para cães no mercado, tanto para filhotes como para cães adultos, e ainda a composição para essas rações variam de uma marca para outra, algumas mais nutritivas, outras nem tanto, por isso, é importante ter o cuidado de observar as especificações na embalagem e nem sempre confiar apenas no vendedor.

Quanto à quantidade desse alimento para o animal, também precisamos levar em conta o tamanho do animal e a raça, e mais ainda a idade do cão, lembrando que a quantidade de calorias que ele deve ingerir depende desses quesitos. Mas o mais importante em tudo isso, é que a alimentação seja bem balanceada para que o animal se mantenha forte e saudável.

qual é a quantidade certa de ração para cachorro grande

Para não errar nessas medidas é bom sair em busca de um veterinário confiável que poderá passar todos os detalhes sobre esse alimento, inclusive indicando a marca dessa ração, porém ele precisa assumir a responsabilidade pela saúde desse animal.

Tempo de atividades físicas – ainda devemos pensar no seguinte, quanto mais atividades físicas realizadas pelo animal, mais calorias eles perdem e conseqüentemente precisarão repô-las. Com isso, podemos deduzir de que um cão de pequeno porte com menos de 60 minutos de atividade física precisará de no máximo 600 calorias diárias.

Já um cão de porte médio com menos de uma hora de atividades diárias, precisará de no máximo 1.200 calorias diárias, enquanto que um cão de raça maior ou gigante, que exercita menos durante o dia precisará mesmo assim de mais ou menos 3.500 calorias diárias. Mas é claro que isso deverá ser analisado com cuidado pelo veterinário, levando em conta o tamanho de cada animal.

O que vale é a qualidade – assim como acontece com o ser humano devemos pensar que não é a quantidade de alimentos que ingerimos que importa e sim a qualidade. Com isso, o animal pode até receber uma porção bem pequena de ração diariamente, desde que contenha uma combinação de nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.

qual é a quantidade certa de ração para cachorro pedigree

Investimento – tratar um cão com ração envolve despesas, pois não é qualquer ração que pode ser servida ao animal, apesar das ofertas existentes. Algumas marcas mais comuns de ração são fracas em nutrientes, e com isso, ao invés de ajudar no desenvolvimento do animal, apenas prejudicam e permitem que ele fique doente mais facilmente.

Dose diária – em geral, para cães filhotes com peso abaixo de 2 kg a quantidade de ração varia de 58 g a 128 g, e acima de 24 kg dependendo do tamanho do animal e suas atividades podemos servir até 540 g de ração.

Já para cães adultos e raça de pequeno porte, animais de até 2,5 kg podem ingerir até 50 g de ração enquanto que os animais de até 13 kg recebem em torno de 172 g de alimento. Os cães adultos de raças de tamanho médio ou grande com peso até 7 kg podem receber uma porção de até 110 g de ração, e os animais com peso de 38 a 48 kg recebem uma porção diária de 455 g de ração.

Não devemos esquecer que essa dosagem pode variar de ração para ração, por isso, é importante a indicação do veterinário competente, e, além disso, é importante conferir as especificações na embalagem de cada marca de ração.

qual é a quantidade certa de ração para cachorro pequeno

Hoje em dia existe uma forte pressão da mídia para desaprovar os alimentos de humanos para esses animais, tudo por conta dos lucros comerciais. Porém, asseguramos que antes de oferecer qualquer tipo de ração para o seu animal, melhor mesmo é tratá-lo com alimentos que saem da sua mesa sim.

Existem algumas marcas de ração que apresentam excesso de sal e gordura em sua composição, isso sem contar sobre outros ingredientes que podem ser nocivos ao animal. Por isso, analise com cuidado se é esse o tipo de alimento que você deseja servir ao seu animal.

Acompanhamento diário – com respeito à ração que será fornecida ao animal, melhor é acompanhar seu desenvolvimento pelo menos nos primeiros meses de vida, pois qualquer problema que a ração escolhida causar, isso se manifestará no comportamento do animal e podemos buscar outra opção.

qual é a quantidade certa de ração para cachorro tipos de ração

Os carboidratos, as vitaminas, os minerais, as proteínas e as fibras, na dose certa, contribuirão para manter o animal bem saudável, e isso poderemos perceber em sua aparência e sua disposição, porém se acontecer os excessos, certamente eles se tornarão obesos e sujeitos a muitas doenças, nada diferente do que acontece com nós seres humanos.

Como era no passado – se perguntarmos para nossos avôs como eles tratavam seus cães no passado, certamente eles vão dizer que não existia ração naquela época, mas os animais eram saudáveis mesmo assim.

qual é a quantidade certa de ração para cachorro


Tabela Pirâmide Alimentar para você aprender a se alimentar melhor

Conheça alimentos para emagrecer com saúde

Beleza feminina x alimentos prejudiciais

Alimentos para ganhar massa muscular dicas para quem é muito magro e quer ganhar massa

Algumas dicas para diminuir a barriga