Tabela Pirâmide Alimentar para você aprender a se alimentar melhor

A tabela Pirâmide Alimentar existe para ajudar o ser humano a se alimentar corretamente e ter uma vida saudável, com isso, para quem desejar se cuidar e seguir os conselhos fornecidos através da tabela, e ainda praticar exercícios físicos diariamente, dificilmente vai sofrer com transtornos na saúde, e assim terá a vida prolongada e será mais feliz.


Na pirâmide, a base apresenta os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade durante o dia enquanto que o topo apresenta os alimentos que vão ser consumidos em menor quantidade, mas isso não quer dizer que o fato de comer menos de um ou outro alimento implica em perigo para a saúde, pois isso se refere à necessidade diária de cada um dos alimentos.

E para maiores garantias de que um regime feito com a tabela Pirâmide Alimentar funcionará mesmo, aconselhamos uma alimentação vegetariana que é a mais indicada para o ser humano onde vamos encontrar na base os cereais integrais com seus derivados que são as principais fontes de carboidratos. Aqui também encontramos muitas fibras, e sais minerais como o zinco, ferro, cálcio, entre outros.


Subindo a pirâmide encontramos as frutas e os vegetais, onde podemos incluir as verduras diversas, raízes, e os frutos diversos, sendo que quanto mais variados e coloridos eles forem, melhor é a alimentação.

Mais acima na tabela Pirâmide Alimentar encontramos os alimentos ricos em proteínas tais como o grão-de-bico, lentilha, feijão, soja derivados entre outros e as oleoginosas como castanhas, nozes, amêndoas entre outras.

Mais acima encontramos outros alimentos úteis para a saúde, cada um com suas propriedades até que no topo da tabela destacamos o sal, gorduras processadas, alimentos industrializados e outros que devem ser usados muito pouco ou se possível serem abolidos.