Tapetes de Corpus Christi – Uma Tradição Católica


By Luiza Mattos | março 25, 2018.

Na religião Católica, existem muitas datas comemorativas, datas estas instituídas pela igreja em algum momento de sua história. Mas é bom que se entenda que a maioria dessas datas são apenas parte da tradição dessa igreja, não existindo nenhum respaldo bíblico para isso.

Entre essas datas comemorativa, está o dia  de Corpus Christi que é comemorado sempre em uma quinta-feira reunindo uma grande quantidade de fiéis católicos em longas procissões onde esses fiéis podem expressar sua fé.

O que Significa a Data

Esse dia comemorativo pela igreja Católica foi instituído no de 1264 pelo papa Urbano IV. A partir daí, a data é comemorada sempre em uma quinta-feira, 60 dias após o domingo de páscoa ou então na quinta-feira seguinte ao domingo em que se comemora a santa eucaristia.

Como é no Brasil

No Brasil, essa festa é comemorada com procissões, mas antes disso, as ruas são enfeitadas com pinturas diversas representando os sacrifícios de Cristo. A ideia de enfeitar as ruas para a procissão, começou na cidade de Ouro Preto onde muitos tapetes de Corpus Christi são pintados com a participação de muitos fiéis.

Fotos de Tapetes

Sempre com uma imagem que de alguma forma represente os ritos da igreja Católica, os tapetes apresentam detalhes bem diversos, tornando-se verdadeiras obras de arte espalhados pelas ruas por onde vai ocorrer a procissão.

Mais uma imagem mostrando a figura de Cristo retratado em tapetes feitos com materiais diversos. Podemos ver que os detalhes nesses tapetes valorizam o trabalho, pena que depois eles serão pisoteados pela turba.

Serragem sal grosso, pó de café, flores, vidro, areia entre outros materiais em grande quantidade são usados para prepararem bonitas imagens para ilustrar o dia comemorativo a Corpus Christi, sempre com muita festa.

Como podemos percebe na imagem abaixo, os tapetes confeccionados para as procissões são bem extensos. Os tapetes com flores, estão entre os mais fáceis de preparar, mas mesmo assim, são necessários muitas horas de dedicação.

Nossa próxima imagem, mais alguns modelos de tapetes de rua preparados no local onde a procissão de Corpus Christi irá passar. São tapetes bem coloridos mostrando figuras do rito católico para essa data comemorativa.

Mais uma ideia de como esse trabalho todo é feito, pois encontramos algumas pessoas bem dispostas trabalhando para que esses tapetes fiquem bem preparados para a procissão. Trata-se de alguns tapetes florais, bem projetados.

Mais uma imagem mostrando a decoração de uma rua em cidade grande. Os tapetes bem coloridos, dessa vez trazem algumas frases de incentivo para que os fiéis se transformem em discípulos de Cristo.

Na imagem abaixo, um tapete mostrando a figura de Cristo crucificado. Além disso, temos a figura de alguns dedos apontando para Cristo como que lembrando de que somente Cristo é o nosso Salvador.

Agora, um tapete que nos ajuda a refletir sobre o sacrifício de Cristo na cruz do calvário. Podemos ver no desenho do tapete que as mãos de Cristo aparecem com uma pintura vermelha lembrando os cravos.

Outro bonito modelo entre os tapetes de Corpus Christi que se estende por uma grande extensão de rua atraindo a atenção do público expectante pelo momento da procissão. Trata-se de mais um tapete bem colorido e com ricos detalhes.

Simbolizando o Espírito Santo quando desceu sobre Jesus Cristo após o seu batismo, temos agora um tapete com a figura de um pombo, muito bem preparado para valorizar a decoração para a procissão.

Mais uma imagem para mostrar o quanto Cristo sofreu antes de ser crucificado. No tapete de rua vemos a figura de Cristo carregando sua própria cruz para o calvário, lembrando que nós também devemos carregar a nossa.

Outra decoração com tapetes para celebrar o dia de Corpus Christi. Com a cor vermelha em destaque, temos ainda ao centro do tapete um desenho que ilustra um dos sacramentos da igreja Católica.

Mais uma imagem mostrando um exemplo de decoração com tapetes de rua feitos com matéria prima diferenciada para o dia de Corpus Christi. Trata-se de um tapete trazendo uma cruz bizantina, geralmente usada pelos ortodoxos.

Mais uma imagem mostrando alguns jovens trabalhando para deixar os tapetes de rua bem atraentes para a procissão de Corpus Christi. Podemos ver que se trata de um tapete bem amplo e bem colorido lembrando o Sol da Justiça.

A seguir, um bonito tapete trazendo a figura de cristo muito bem estampada. Preparada com materiais diversos, sem sombra de dúvidas, esse trabalho é digno de ser admirado, pena que vai durar tão pouco tempo.

Outra imagem mostrando a empolgação de algumas pessoas enquanto trabalham para preparar o tapete de rua. Esse é o tipo de trabalho que exige determinação e muita criatividade, pois tudo precisa ficar bem atraente para a festa.

Outro modelo de tapete de rua bem colorido preparado especialmente para a comemoração do dia de Corpus Christi. O tapete mostra mais um simbolismo, lembrando que a Palavra de Deus é a Lâmpada para nossos pés.

Mais um tapete multi-colorido com gravuras que lembram os ritos da igreja católica para as comemorações do dia de Corpus Christi. Como sempre, são tapetes feitos na rua com grandes extensões, trabalhos incríveis.

Ainda mais um modelo entre os tapetes de Corpus Christi com ricos detalhes, agora lembrando o sacrifício de Cristo na cruz e mais ao fundo a figura do sol lembrando que Cristo é o Sol da Justiça para nossas vidas.

Estas são apenas algumas ideias de tapetes de rua para comemorar essa data festiva dentro da tradição católica que são preparados a cada ano sempre com muita dedicação por parte dos fieis.


O Dia de São Bartolomeu, Mensagens e frases deste santo Católico

Fotos Decoração de Igreja para Casamento Confira

Gráficos de Crochê Tapetes grandes e pequenos

Tapete para sala – modelos e combinações

Modelos de Rifa com Canhoto Para Imprimir Ação entre Amigos