Como vedar telhado de vidro para não entrar água


By Luiza Mattos | abril 19, 2016.

Quando o assunto diz respeito à técnica de como vedar telhado de vidro, entendemos que uma obra de grande porte tem ainda outras preocupações antes de chegar a vedação propriamente dita, isso, com respeito a estrutura para suportar toda a cobertura.

Em nossos dias é muito comum encontrarmos os imóveis modernos com esse tipo de cobertura, uma vez que ele garante maior luminosidade e ainda contribui com a beleza do imóvel. Porém, o investimento não é nada acessível, e exige um trabalho de verdadeiros profissionais.

Sem normas técnicas – é preciso que se entenda que o vidro tem suas muitas vantagens na cobertura, mas não existe uma norma técnica determinada que garanta a total qualidade desse trabalho, e por isso, o que vale muito é a experiência dos profissionais, isso, é claro para obras de grande porte.

como vedar telhado de vidro apartamento

Projetos – projetos para essas coberturas existem muitos e cheios de detalhes sofisticados, mas infelizmente os projetistas em geral fazem o projeto baseando-se em teorias, deixando de consultar os profissionais que executam o trabalho, e é ai que muitas vezes encontramos o perigo.

Diferenciais na estrutura – para suportar um telhado de vidro, a estrutura metálica deve apresentar alguns diferenciais em relação a outras coberturas, e isso, nem sempre é colocado nos projetos, o que obriga os profissionais construtores fazer algumas mudanças por conta própria para que o trabalho de colocação e vedação desse telhado apresente total segurança na obra.

Estrutura sem falhas – a indústria que fornece os vidros para cobertura garante toda a segurança desse material, inclusive a impermeabilização, porém se existe falhas no projeto e não forem corrigidas em tempo oportuno, o vidro pode se romper, por isso, é importante que a estrutura para essa cobertura seja planejada em conjunto com bons profissionais que executarão o trabalho.

Vedação – com respeito à vedação do telhado, essa é feita com o Silicone, porém não pode ser um silicone comum no caso de obras mais grandiosas. O silicone comum pode ter uma validade que alcança até 20 anos, mas mesmo assim, hoje esse produto já está descartado dependendo da obra, uma vez que é exigido um tipo de Silicone com garantias de vedação quase que eternas.

como vedar telhado de vidro de jardim de inverno

Menos preocupante – é claro que existem os casos com coberturas de menor dimensão que permitem o uso de materiais mais comuns para a vedação, mas isso tudo vai depender da especificação de cada projeto e mais ainda do profissional que fará o trabalho com garantias. A essas alturas no que diz respeito à vedação, é preciso levar em conta o declive que cada telhado vai apresentar para que a água escorra livremente.

Quando se trata de coberturas de pequenas varandas ou mesmo garagens, a preocupação até não é tanta, e o silicone aplicado com a ajuda de uma pistola pode ser o suficiente, desde que a estrutura também seja apropriada para suportar o peso.

Ao usar o isolamento de silicone esse forma uma camada emborrachada que vai evitar todo tipo de vazamento, porém o local onde será feito esse trabalho precisará esta livre de sujeira ou possíveis manchas de óleo, só assim o isolamento ficará perfeito.

como vedar telhado de vidro dica

Porém, entenda-se que esse conselho é para pequenas coberturas apenas e não para obras de grande porte, pois o trabalho exige cuidados tanto quanto a segurança quanto para a garantia de que não oferecerá problemas depois.

Sabendo de tudo isso, o melhor a ser feito é buscar primeiramente um projeto bem elaborado para ser analisado junto a um profissional que fará o serviço com a garantia que necessitamos, uma vez que o vidro é muito resistente, mas se chegar a quebrar, além dos danos materiais pode por em perigo pessoas queridas.

Com a certeza de um trabalho bem feito, independente do tamanho dessa obra, com certeza o investimento será válido, uma vez que essa cobertura tem um longo prazo de vida útil, desde que não haja falhas também no que diz respeito a vazamentos.

Custos – para quem desejar instalar um telhado de vidro, seja na varanda, sobre a piscina, ou então em uma área maior, melhor é não pensar muito nos gastos, uma vez que o barato poderá custar muito caro.

como vedar telhado de vidro grande

Melhor então é investir em material de primeira qualidade e profissionais realmente aptos a realizar o trabalho. Faça então suas pesquisas buscando pelas melhores soluções para essa cobertura, e não facilite com a mão de obra, aceite nosso conselho.

Soluções com garantias existem no mercado, mas para isso, o material deve ser escolhido de acordo com cada necessidade para que possamos unir a beleza com a durabilidade.

Confira na internet – ao buscarmos a internet vamos encontrar alguns sites especializados em mostrar como se realiza esse trabalho, com direito a alguns vídeos mostrando todo o processo. Por isso, para quem deseja fazer o trabalho por conta própria poderá aproveitar as dicas oferecidas.

Aproveite ainda para conferir como ficam alguns telhados depois de instalados, assim você poderá sanar as possíveis duvidas que existirem.

como vedar telhado de vidro imagem

como vedar telhado de vidro


Modelos de Plantas de sobrados com 4 quartos

A casa com platibanda é moderna e bonita, aqui tem fotos

Tipos de TOLDOS para garagem, uma ideia que protege

Dicas para montar o local de trabalho com mesas de escritório de vidro

Como curvar tubos, manual ou com máquina