FESTA DO PIJAMA INFANTIL veja como organizar uma para seu filho


By Luiza Mattos | novembro 1, 2016.

Esta ideia que veio lá dos filmes americanos, tem feito a cabeça até mesmo do público infantil, e proporciona deliciosos momentos junto com amigos com muita diversão e descontração. Hoje vamos falar de festa do pijama infantil.

Mas a pergunta é: Como organizar uma festa do pijama para a criançada? Não tem problema, vamos aqui te dar algumas dicas que com certeza lhe serão bastante úteis. E a primeira coisa que você precisa ter em mente é de que essa festa também precisa de músicas legais, de comida, bebidas e muitas atividades divertidas para acalmar essa galerinha.

Primeiramente vamos conversar com os pais dos convidados

É normal a resistência em deixar seu filho ir dormir fora de casa, ainda mais na casa de um amigo, mas quando a criança for bem instruída, isso poderá servir de um grande aprendizado para a criança. Pois, serão muitos momentos na vida em que a criança precisará estar sozinha, fora do olhar dos pais, e aí vai ter que se virar.

Claro que isso não precisa acontecer tão cedo, mas é importante para o amadurecimento da criança. Claro que existem vários formatos de festa dessa natureza, e quando for na escola, por exemplo, você poderá se sentir mais tranquila. Pois esta terá total responsabilidade sobre o bem estar e integridade do seu filho.

Tipos de festa do pijama infantil

Festa do pijama infantil durante o dia

Você pode tanto fazer sua festa do pijama durante o dia, e esta pode ser feita em casa, num salão de festas ou até mesmo na escola. O importante é conciliar a festa com horários em que os país poderão estar juntos.

Imagem 1 – Esta aqui é uma ótima dica aos pais para decorar a área onde as crianças mais ficarão na festa do pijama, para quem possuir bastante espaço em casa, e quiser fazer algo bem criativo, as barraquinhas pra hora de dormir é uma ótima ideia e fica lindo, se inspire na imagem.

cabanas-festa-do-pijama-infantil

Imagem 2 – Mesmo a festa do pijama sendo para crianças ou para adolescentes, a melhor opção é usar comidas rápidas e simples de fazer,como por exemplo pizza, cup cakes, balinhas, e etc, pois são comidas que agradam o público infantil e adolescente.

festa-do-pijama-infantil

Imagem 3 – Outra dica bem prática para as crianças dormirem, é colocá-las cada uma em um saco de dormir e em circulo como está nesta imagem, nas festas do pijama no exterior você vê muito nos filmes e séries, eles dormindo desta forma, é importante ter jogos em casa também para as crianças terem um passatempo e comidas fáceis.

festa-do-pijama-infantil

Imagem 4 – Uma dica bem legal aos pais, é ter o cantinho do cinema para as crianças na noite do soninho, ajeitar a sala e deixar ela bem apropriada para as crianças assistirem seus filmes favoritos, comprar esses potinhos de papelão para pipoca é uma ótima dica também.

imagem-4

As crianças podem vir vestidas de pijama, afinal o tema é este, mas a festa corre como uma festa normal. Bem indicada para crianças menores.

Festa do pijama infantil durante a noite – este tipo de festa já é para crianças maiores, a parti de sete anos de idade. Então as crianças deverão ir na casa do coleguinha para dormir, e devem estar vestidas de pijama.

Para este tipo de festa é aconselhável no máximo 10 crianças para dormir, e precisa sempre da supervisão dos adultos. E claro que toda uma estrutura precisa ser montada para que a festa seja legal e divertida.

Então vamos a algumas dicas legais para a festa do pijama infantil

  1. Quantidade de convidados – como já falei, o ideal é no máximo 10 crianças, pois elas são bastante agitadas, e para não causar stress, melhor limitar.

  2. Idade da criança – o ideal é que estas tenham pelo menos 5 anos de idade, e que já sejam acostumadas a dormir fora de casa e sem a presença dos país. Caso contrário será uma choradeira só, e não dará nada certo.

  3. Tempo para preparar esta festa – comece os preparativos com pelo menos 1 mês de antecedência para que tudo dê certo.

  4. Como fazer – comece definindo a data da festa, depois faça a lista dos convidados, decida pelas lembrancinhas, e previna-se com colchões, roupa de cama e tudo mais. Uma opção, neste caso, é pedir para que os convidados tragam suas próprias roupas de cama.

  5. Convites – estes devem ser feitos com pelo menos 15 dias de antecedência e podem tanto ser feitos impressos e bonitinhos, como podem também ser feitos de maneira informal, pessoalmente ou através de telefone ou WhatsApp.

  6. Tema da festa – já tem o próprio tema que é ‘pijamas’, mas claro que você poderá inserir outros temas se quiser, como ‘corujinha’, entre outros, mas precisa ser engraçado e divertido.

  7. Comidas – existem várias coisas que podem ser servidas. O fato é que a garotada, em qualquer idade, adoram comer. Então você poderá servir desde uma macarronada gostosa, até salgadinhos assados, pão de queijo, pizza, sanduichinhos pequenos, e ainda cupcakes, bolachinhas, enfim, opções não faltam.

Imagem 5 – As crianças possuem muita criatividade na hora de brincar e se divertir, mas se os pais perceberem que elas estão meio entediadas, algo que é muito simples e legal para as crianças, é montar uma barraca da leitura, usando lençol e cadeiras como foi feito na imagem abaixo.

imagem-5

Imagem 6 – Ou para os pais que querem fazer algo mais elaborado e criativo, aqui vai uma dica, criar uma barra com aquelas armações de toldo, só que usando um tecido em voal, com decorações em pisca-pisca e bandeirinhas como está abaixo, pode ser o cantinho do sono ou da leitura, fica bem legal.

A decoração

imagem-6

Imagem 7 – Mais uma dica bem legal para arrumar as camas na hora de dormir, estas pequenas tendas são bem simples de montar, há dicas na internet para quem se interessar, para as crianças deitarem, pode ser usado colchonete ou saco de dormir, depende do que for preferido, e na imagem há a dica de decoração na parede também, bem simples e legal.

imagem-7

Imagem 8 – Mais uma dica na imagem abaixo para os pais que possuírem um bom espaço em casa decorarem o espaço para a festa do pijama, usando a dica da barraca com lençol e cadeiras, colchonetes e muitos brinquedos para as crianças se entreterem.

imagem-8

Já no café da manha você poderá servir iogurte, bolinhos, frutas, leite, com chocolate, e se for o caso de aniversário, dá também para servir brigadeiros, bolo e outras guloseimas.

Obs.: é importante pensar que não deverá servir alimentos muito pesados e nem muito estimulantes tipos os doces, por exemplo, pois isso poderá afetar o sono da garotada.

Bebidas – sucos de fruta são ótimos para serem servidos assim, mas sem exageros, especialmente se a criançada for menorzinha, pois poderá causar um ‘aguaceiro’ na sua casa.

  1. Decoração – é muito importante mudar o ambiente, tornando-o mais atrativo e divertido para a criançada. Então aposte em balões, pompons, bandeirolas coloridas, cordões de luz, entre outros.

Outra ideia bacana é principalmente se as crianças forem dormir em colchões no chão, é criar cabaninhas de tecidos coloridos, pense na animação!

Muitas atividades para festinha

Você também poderá usar tapetes, mini travesseiros decorados, colchonetes temáticos, corujinhas pelas paredes, penduradas tipo móbile, e ainda muito mais.

  1. Organização das atividades – é legal pensar que essa galerinha toda vai precisar estar ocupada o tempo todo para valer a pena. Então, organize atividades variadas como cineminha, ateliê de bijus, teatro, jogos de mímica, jogos de quebra cabeça, lego, contação de histórias, dança das cadeiras, sombra na parede, jogos de vídeo game, e muito mais. Ouse na criatividade para segurar os baixinhos.

  2. Esta é para os pais dos pequenos que foram convidados – então pais, evitem dar ainda mais trabalho para os pais do amigo do seu filho. Então já mande seu filho tomado banho, e faça uma bolsa com pijama, chinelo, escova de dente, toalha, escova de pentear, travesseiro e se quiser uma coberta também, especialmente se for muito frio. Isso vai facilitar bastante, além de que vai criar ainda mais expectativa no seu pequeno.

  3. Lembrancinhas – você pode usar a criatividade para dar uma lembrancinha na noite do pijama, entre elas podemos sugerir, mini travesseiros, almofadinhas, máscaras de dormir, convite com uma escova de dente anexada, uma mantinha, um mini lençol, e tantos mais.

Brincadeiras para festa do pijama infantil

Se você quer uma festa divertida e não sabe que brincadeiras fazer, aqui ficam algumas dicas que podem fazer com que os baixinhos gastem muita energia, garantindo a ida para a cama mais cedo:

Cinema – ainda continua sendo uma arma poderosa especialmente quando a galerinha é maiorzinha e são todos da mesma faixa etária. Então um bom filme num ambiente aconchegante, regado a pipoca, suco, pode ser tudo de bom. Esta atividade pode entreter os baixinhos por pelo menos 1 h, ou mais meia.

Contação de histórias – esta é uma atividade que as crianças gostam muito, e acaba sendo uma diversão, então poderá fazer um cantinho para a contação de histórias, onde tanto um dos pais ou mesmo só acriançada poderá se juntar para contar histórias. Pode ter muitos livros, figuras, o importante é que a criançada fique motivada e animada com esta atividade.

Imagem 9 – Algo que as crianças gostam muito de fazer em festas do pijama é brincar de guerra de travesseiros ou de pular na cama, mas é claro que os pais devem ter cuidado para eles não se machucarem e se as camas são resistentes para essas brincadeiras.

imagem-9

Imagem 10 – Aqui os pais foram bem criativos, eles mandaram fazer pequenos travesseirinhos e máscaras para tapar os olhos na hora de dormir combinando com o travesseiro, é algo bem legal e criativo, além das crianças poderem guardar de lembrança.

imagem-10

Imagem 11 – E aqui está mais uma dica de decoração de festa do pijama com as tendas pra arrumas as camas na hora de dormir, são tendas bem legais, com diferentes estampas e até janelinhas, aqui os pais decoraram o topo de cada uma com pisca-pisca.

imagem-11

Imagem 12 – Para terminar, uma dica bem simples e legal para a decoração da hora de dormir da festa do pijama de meninas, com os colchões todos arrumados um ao lado do outro, com almofadas coloridas, e para decorar um tecido em voal rosa, formando como se fosse um mosquiteiro por cima das camas.

imagem-12

Qual é a música Uma brincadeira antiga mas que é muito divertida. Então uma criança deverá vir e cantar um pedacinho de uma música e as outras deverão adivinhar o nome. Quem acertar ganhará um brinde e que quem errar pagará prenda.

Adivinha – conhecida também como cena muda, esta brincadeira consiste em uma criança fazer a imitação de um personagem ou algo assim e os outros terem que adivinhar quem é. Pode ser através d desenhos também. É bastante empolgante.

Momento diva – essa é uma atividade para as meninas. O legal é fazer um cantinho com penteadeira ou espelhos e bancos onde elas terão a disposição estojos de maquiagem, e deverão se maquiar a vontade, quem sabe a si mesmo ou umas as outras, enfim, como quiser.

Bom, até aqui você já percebeu que não é nada complicado organizar uma festa do pijama ai na sua casa para que seu filho curta uma noite junto com os amigos, de maneira saudável e descontraída. Tendo a sua supervisão e a de outros pais se quiser, esses momentos serão muito agradáveis para as crianças e ajuda a exercitarem a independência, percebendo que haverá momentos que não terão os pais juntos, mas que mesmo assim, precisarão se determinar e sentir-se seguras.

Quando pode ser feito uma festa do pijama infantil?

Existem várias ocasiões onde você poderá organizar uma festa do seu filho para seus amigos, esta pode ser uma festa de verão, pode ser no natal, pode ser para comemoração de aniversário, pode ainda ser num sábado a noite, dia bem legal para este evento.

É importante você pensar que esta festa pode tanto ser a noite com pernoite como não, depois da festa a criançada poderá ir sim, cada uma para sua casa. Mas, poderá também ser durante o dia, como já foi comentado, só que com a ideia de todos estarem vestidos de pijama.

Um ponto importante de se salientar, é que esta festa é mais apropriada para crianças maiores, que se apresentam mais independentes dos pais. Assim evita-se o risco de passar uma noite toda com choradeiras ou ter que no meio da noite levar ao banheiro, ou mesmo para casa.

Então é isso, agora você já tem uma boa ideia de como poderá fazer este tipo de festa. É só fazer!


Decoração de festa infantil

Levar em conta cor e modelo na escolha de um quarto infantil é fundamental

ATIVIDADES escolares PARA DIA DOS PAIS em desenhos bem legais

BANDEIRA DO BRASIL PARA COLORIR para trabalhos escolares

Mesa de guloseimas para festa infantil