Pisos laminados de madeira perfeitos para seu lar


By Luiza Mattos | junho 7, 2016.

Quando se trata de sofisticação, os pisos laminados de madeira oferecem suas vantagens, apesar de não serem indicados para áreas externas. Esse tipo de piso é parecido com o piso de madeira, fácil de limpar e muito resistente ao a abrasão, e para quem se preocupa de fato na aparência ele oferece algumas opções simulando um tipo de madeira.

O piso é formado por lâminas de madeira com largura e comprimentos variáveis trazendo ainda na composição aglomerados de HDF, o que garante ainda mais sua resistência. A sua camada superior que da o ar da graça ao visual traz uma estampa artificial que vem protegida por resina melamínica.

modelos de pisos laminados de madeira

pisos laminados de madeira cinza

pisos laminados de madeira claros

pisos laminados de madeira com cores escuras

pisos laminados de madeira com divisórias

Quanto à colocação desse laminado, apesar de alguns segredinhos para garantir um trabalho perfeito e um maior tempo de vida útil ao material, o trabalho é rápido. A colocação pode ser feita diretamente em cima do piso já existente, sem necessidade de tirá-lo fora, porém, é importante que este esteja devidamente nivelado e sem defeitos.

No mercado vamos encontrar 2 tipos desse piso, certamente que com diferenças de qualidade, por isso, na hora da escolha é preciso ficar atento.

Piso laminado de madeira – apesar da espessura de 7 mm, esse piso é mais recomendado para ambientes residenciais e ainda assim, para quartos, salas e home Office. Esse material oferece maior sensação de aconchego, uma vez que apresenta propriedades térmicas e acústicas.

O que mais atrai a atenção para esse material, sem dúvidas é a beleza que pode proporcionar aos ambientes depois de instalado, uma vez que garante uma harmonia perfeita com toda a decoração.

Pisos Laminados Alto Tráfego – esse tipo de piso laminado oferece maior resistência a desgastes e riscos, e como o nome diz é indicado também para ambientes internos de alto tráfego, sempre com boas opções em cores imitando a madeira.

Esse material é fabricado com mícropartículas de madeira prensada em alta densidade (HDF) o que garante a sua durabilidade. Além disso, apresenta um revestimento com papel decorativo com variados padrões de cores.

Esse material é indicado tanto para imóveis residenciais como comerciais e garante muita resistência contra brasa de cigarro, manchas, riscos, e os efeitos da luz do sol. Como o outro tipo de laminado citado acima, esse também é de fácil colocação e limpeza, porém, tanto esse como o outro tipo de laminado não podem ser instalados em lugares sujeitos a umidade.

pisos laminados de madeira cores claras

pisos laminados de madeira marrom claro

pisos laminados de madeira modelo rustico

pisos laminados de madeira modernos

pisos laminados de madeira na decoração com cores claras

Quando existe uma situação de reforma, como já dissemos não é preciso retirar o piso anterior para colocar o laminado, desde que se corrijam todas as possíveis imperfeições, porém, quando a construção é nova, eles são instalados sobre mantas de polietileno que isolam o material protegendo de umidade além de confirmar a propriedade térmico-acústica.

Para quem preza por uma decoração com um visual mais original e não abre mão do conforto e modernidade, com certeza vê nesse material o mais indicado, e, por conta disso, mesmo com tantas outras opções em material para piso, ele é um dos mais procurados no mercado.

Esse material tem como concorrente direto o Porcelanato, porém, é mais barato, e também tem a vantagem de ser colocado com maior facilidade e rapidez.

Porém, apesar das vantagens que esse material pode apresentar também tem seus pontos fracos, tais como.

  • Apesar de ser mais resistente aos riscos do que a madeira natural, não está livre de acontecer esses problemas, e por isso, todos os móveis devem apresentar uma proteção em feltro para evitar esses danos.

  • Como já adiantamos, ele não fica bem em ambientes sujeitos a umidade, mesmo com a proteção do isolante. Porém, o risco maior fica por conta da água, o que exige um cuidado diferente se existirem as crianças pequenas que possam derrubar algum líquido sobre o laminado.

É claro que se refletirmos bem sobre as desvantagens do laminado, percebemos que a preocupação maior é quanto a ambientes úmidos, por isso, em casa se resolvermos colocar esse material deixando fora a área de serviço, cozinha e banheiro, preocupações praticamente não existem, pois os riscos de danos todos os demais materiais estão sujeitos a enfrentar.

Então, pára deseja revestir o piso do imóvel com um revestimento diferente, mas que não custe tão caro, o laminado de madeira certamente é a melhor escolha ficando abaixo do valor do porcelanato e quando bem instalado pode estender seu tempo de vida útil até 20 anos que é o tempo de garantia que em geral o fabricante oferece.

Mas é claro que com tantas opções em material de revestimento para piso que encontramos no mercado, precisamos fazer nossas pesquisas e analisar os prós e contras para cada uma das opções, para no final acertar de fato nas escolhas.

pisos laminados de madeira natural

pisos laminados de madeira para sala

pisos laminados de madeira quadrados

pisos laminados de madeira rusticos

pisos laminados de madeira

Visite em tão uma loja de materiais de construção de conceito em sua cidade ou região para conhecer de perto esse material e sanar possíveis dúvidas. Por fim, se esse for mesmo o material escolhido para seu imóvel, não se descuide com o profissional que fará a instalação, certifique-se de que este também vai dar conta do trabalho e garantir a perfeição que o revestimento promete.


Porta de madeira de correr aproveite melhor os espaços

Pisos de banheiros modernos para ter um banheiro mais que perfeito

Revestimento para piso, conheça tipos que são em madeira

Projete sua cozinha americana com sala

Decks de madeira para parede para decorar ambientes