Você conhece as Palavras homófonas ? Não ? Então venha aprender.


By Luiza Mattos | maio 8, 2015.

Conhecemos por palavras homófonas aquelas palavras que são pronunciadas de igual forma, porém, apresenta significados e ortografia diferente o que contribui para a idéia de que a Língua Portuguesa pode garantir muitas confusões para o aprendizado tornando-se uma das línguas mais difíceis de ser estudada.

Graças a palavras como CONCERTO referindo-se a uma apresentação musical e CONSERTO com referência a algo a ser corrigido ou arrumado, por exemplo, somos facilmente confundidos em testes diversos, uma confusão que contribui diretamente com o fracasso de muitos candidatos em concursos públicos e até mesmo no vestibular.

Sabendo então das dificuldades que as palavras homófonas podem oferecer aos estudantes em geral, é de fundamental importância que cada um se aplique com mais afinco nos estudos, procurando conhecer o verdadeiro significado de cada palavra e como elas são escritas, uma tarefa que trará grande êxito apenas para quem realmente levar a sério os estudos.

Outros exemplos de Homófonos: CEARA pretérito mais-que-perfeito do verbo CEAR, enquanto que a palavra SEARA é uma extensão de terra cultivada, como vemos o mesmo pronunciar, porém com ortografia e sentidos diferentes.

Entre as palavras homófonas ainda podemos citar como exemplo a palavra CERVO que é um animal herbívoro (veado) e SERVO que é um criado ou serviçal, ou ainda vamos encontrar a palavra COSER que significa costurar e COZER que significa preparar os alimentos. Ao rebuscarmos o vocabulário da Língua Portuguesa não faltarão exemplos de palavras com pronuncia igual e significados diferentes, aproveite para fazer suas pesquisas e aprender mais.


Palavras Cruzadas Escolares temas Geografia, Português, História, Inglês, Espanhol e Ciências

ATIVIDADES COM JA JE JI JO JU para imprimir

Dicas de palavras cruzadas em Inglês para diversão

ATIVIDADES COM GA GO GU conheça as letras forme sílabas

Prática docente na língua portuguesa – Parte 01