Tenho medo de ir a escola pois todos me odeiam… O que fazer, tratamentos psicológicos


By Luiza Mattos | julho 22, 2015.

Tenho medo de ir para a escola! Essa é uma frase que muitos pequenos alunos pronunciam logo nos primeiros dias de aula, alguns por receio mesmo de enfrentar essa nova etapa na vida, outros quem sabe pela dificuldade de encontrar amigos confiáveis.

Tenho medo de ir para a escola

Todos nós sabemos que nos primeiros anos de vida de uma criança na escola a maioria desses pequenos alunos enfrenta dificuldades em se relacionar com colegas e mesmo professores, por isso, é dever dos pais acompanhá-los pelo menos nos primeiros dias de aula.

Também os professores precisam estar devidamente preparados para suprir as necessidades afetivas da criança em sala de aula trabalhando para que haja maior interação entre todos os alunos, só assim eles perdem o medo e se dedicam ao estudo.

As pessoas da escola me odeiam

As pessoas da escola me odeiam! Essa é mais uma afirmativa de alunos que não conseguem se enturmar com facilidades, por isso formam uma idéia em geral bem distorcida do que realmente acontece na escola tornando suas vidas um verdadeiro pesadelo.

É bem verdade que podem acontecer os chamados Bullyngs quando os alunos mais fracos se sentem perseguidos pelos mais fortes, com tortura mental e até mesmo agressões físicas, o que torna o aluno ainda mais intimidado chegando a perder o gosto pelas salas de aula.

Em nossos dias quando a tendência do ser humano é pensar apenas em si próprio e esquecer quem está ao seu lado, cada estudante que sente essas dificuldades de relacionamento com seus colegas, deve tomar a iniciativa de quebrar o preconceito, procurando ajuda dos profissionais dentro da própria instituição de ensino.

Como superar o medo de ir para a escola

Saber como superar o medo de ir para a escola é preocupação especialmente dos pais que tem seus filhos começando a freqüentar as salas de aula, mas esse preparo já deve ser feito com bastante antecedência com atividades pré-escolares que animem logo a cada criança para essa nova fase da vida.

como superar o medo

como superar o medo

 

como superar o medo

como superar o medo

Além disso, é dever dos professores em sala de aula oferecer atividades que chamem a atenção das crianças para que elas sintam-se a vontade, com isso, cada dia ao sair da escola elas sentir-se-ão ansiosas por voltar.

Sabemos que quando se trata de crianças começando na escola, cada caso é diferente do outro, mas se os pais prepararem seus filhos mesmo antes dessa fase da vida, e se estas ao chegarem à escola encontrarem professores preparados para recebê-las, com certeza elas não terão dificuldades em se acostumar na escola.


Tecnologia na educação: Professores x Alunos – Parte 02

Atividades de boas vindas na educação infantil

Atividades de Matemática de multiplicação para aprendizagem

Gestão democrática na escola pública: Uma prática a seguir

Dificuldades de leitura: Superando nossos próprios desafios