Os primórdios da arte bizantina e como ela foi formada

arte bizantinaFaz-se necessário, antes de tudo entender as razões históricas, econômicas e políticas que antecederam esse movimento artístico na arte bizantina. O imperador Constantino: foi o responsável pela transferência da capital do Império Romano para Constantinopla, após a invasão dos povos bárbaros no século IV (Constantinopla é a atual Istambul na Turquia).

Era uma sociedade onde o Imperador tinha poder centralizado, ou seja, controlava a economia, política e a sociedade em geral. O império tinha muita riqueza, comércio avançado e bem desenvolvido, vida urbana intensa, população elevada, principalmente nas grandes cidades como, por exemplo, Constantinopla.

Possuía uma sociedade hierarquizada (em camadas sociais com pouca mobilidade): O imperador e sua família, assessores do imperador, alto clero, elite (grandes proprietários rurais, grandes comerciantes), camada média (pequenos comerciantes, artesãos, baixo clero), camada pobre formada por camponeses.

ARTE BIZANTINA E DIFUSÃO

arte bizantinaA arte Bizantina teve seu centro de difusão a partir da cidade de Constantinopla e desenvolveu-se a princípio incorporando características provenientes de regiões orientais, como a Ásia Menor e a Síria.

A aceitação do cristianismo a partir do reinado de Constantino e sua oficialização por Teodósio procuraram fazer com que a religião tivesse um importante papel como difusor didático da fé ao mesmo tempo em que serviria para demonstrar a grandeza do imperador que mantinha seu caráter sagrado e governava em nome de Deus.

A tentativa de preservar o caráter universal do Império fez com que o cristianismo no oriente destacasse aspectos de outras religiões, isso explica o desenvolvimento de rituais, cânticos e basílicas.

arte bizantinaO apogeu da cultura bizantina ocorreu durante o reinado de Justiniano (526-565 d.C.), considerada como a Idade de Ouro do império.

Leia também:
Arte bizantina: Arquitetura, pintura, escultura e mosaicos

Os Vikings: Da Escandinávia para todo o mundo

A arte em tempos de guerra: Arte em meio a conflitos

O papel da arte no Brasil: Costumes importados

A arte no Egito: A arte dos deuses e dos grandes faraós