O ensino da arte e os conteúdos estruturantes

ensino da arteNo ensino da arte os conteúdos estruturantes são conhecimentos de maior amplitude, conceitos que se constituem em partes importantes. Fazem parte desses conteúdos: os “elementos formais”, a “composição”, os “movimentos e períodos” e por fim o “tempo e espaço.”

Os conteúdos estruturantes nada mais são do que os conjuntos de conteúdos que devem ser estudados e analisados em sala de aula posto de forma em que se possam trabalhar todas as principais características de maneira ordenada e organizada.

Nos elementos formais encontramos a matéria prima de cada arte. Estudamos nesse momento como através dessa matéria prima se compõem e como se organiza as diferentes artes. Sendo assim, através dessa organização dos elementos formais passamos ter a composição da produção artística.

ensino da arteA composição é somente a soma desses elementos através da sua junção de maneira sistematizada pelo artista, e dessa forma a arte passa a existir.

O ENSINO DA ARTE E OS PERÍODOS

O ensino da arte se da também através dos movimentos e períodos podemos vir a conhecer quais foram as características sócio politico e cultural de cada época e no que elas influenciaram o grupo artístico e o movimento em si. Deve-se sempre relacionar os períodos da arte para que o aluno possa verificar que nem sempre um movimento é contrario ou negador do anterior, e também perceber a atual situação da arte em relação ao que ela já representou um dia.

Quando falamos de tempo e espaço estamos trabalhando com duas dimensões que se completam. O tempo demarcará um data na história e o espaço um local que nos dará o contexto social especifico, isso nos levará saber o movimento e período.

ensino da arteApesar dos conteúdos apresentados parecerem isolados um do outro eles estão presentes em todas as situações do ensino da arte mostrando cada período histórico, como foi composto e com quais elementos. 

Leia também:
Ensino da arte: Relação entre metodologia e conteúdo

Os três campos da arte: A arte e seus caminhos

A arte grega: a arte que influenciou toda a humanidade

Arte cinética: O surgimento da arte em movimento

A arte na educação: Um meio de respeito as ideias do aluno