Lev Semionovitch Vygotsky e os principais aspectos de suas teorias


By Luiza Mattos | julho 27, 2011.

VygotskyVygotsky foi um psicólogo bielo-russo e também um dos críticos de Piaget, por esse último desconsiderar o papel das relações sociais no desenvolvimento do indivíduo, trazendo assim um novo modelo para o desenvolvimento da criança. Ele morreu em 1934, mas o seu livro “Pensamento e linguagem” só chegou ao ocidente em 1962.

PAPEL DOS FATORES INTERNOS E EXTERNOS NO DESENVOLVIMENTO

Para Vygotsky o ambiente social do indivíduo é fundamental, pois levando em consideração o ambiente irá variar o seu desenvolvimento. Alterando o ambiente, altera-se também o desenvolvimento da criança. Sendo assim impede-se a visão única do desenvolvimento, que segundo Piaget diz será igual para todos. A análise de Vygotsky não se detém nem no sujeito nem no objeto ou contexto, mas na interação entre eles.

PAPEL DA APRENDIZAGEM

Para Vygotsky o desenvolvimento e aprendizagem são processos que estão interligados e que ambos se interferem, ou seja, quanto mais se aprende mais se desenvolve. Vygotsky póstuma dois níveis de desenvolvimento, o real, aquilo que a criança já domina, e o potencial, aquilo que ela através da aprendizagem poderá dominar.

VygotskyEntre esses dois eixos existe o proximal, que é a distância entre o real e o potencial. Onde nós como professores estaremos atuando mediando o conhecimento. Com isso verificamos não somente aquilo que o aluno é, mas também aquilo que ele poderá vir a ser.

VYGOTSKY PAPEL DA LINGUAGEM NO DESENVOLVIMENTO

Para Vygotsky a linguagem sistematiza a experiência dos indivíduos e dessa maneira possuiu função fundamental no desenvolvimento cognitivo, colocando em ordem os procedimentos que nele estãoem andamento. A fala é muito importante no desenvolvimento da linguagem e esse é fundamental no desenvolvimento do cognitivo do sujeito. Nessa visão se torna muito importante o dialogo entre os sujeitos, pois para Vygotsky a linguagem é o instrumento psicológico mais importante.

RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E PENSAMENTO

VygotskyPara Vygotsky o pensamento e a linguagem são processos interdependentes desde o começo da vida. Quando a criança adquire a linguagem, ela altera suas funções mentais superiores (pensamento, linguagem, comportamento volitivo), concedendo assim uma forma determinada ao seu pensamento, possibilitando que a apareça a imaginação, uso da memória e também planejar suas ações. 


Jean Piaget e os aspectos principais de suas teorias

O teatro na escola: Uma prática de desenvolvimento do aluno

A música na escola: Mais que um prazer, uma forma de ensinar

Desenhos natalinos para imprimir para a criançada colorir

Avaliação escolar: O dia marcado que o aluno abomina