Fontana di Trevi: A mais bela fonte do mundo


By Luiza Mattos | julho 22, 2011.

fontana di treviA grandiosa e monumental Fonte dos Trevos, em sua tradução para o português, ou como é popularmente conhecida “Fontana di Trevi”, ocupa a maior parte da praça em que está localizada ao lado da Rua do Corso. Ela surge onde termina o aqueduto que conduzia a Água Virgo na cidade história de Roma.

Foi construída por Agrippa no século XIX a.C. As estruturas foram reconstruídas depois de séculos de abandono a pedido do papa Nicolò V no século XV que confiou a função a Leon Battista Alberti com a tarefa de construir ao final do aqueduto um tanque para que ali ficasse a água.

No ano de 1629, o Papa Urbano VIII, tinha pedido que Bernini fizesse alguns desenhos para a fonte, mas com a morte do papa o projeto foi deixado de lado de forma que a contribuição de Bernini foi trocar de posição a fonte para outro lado da praça que está de maneira que essa pudesse ficar em frente ao Palácio do Quirinal, para que o Papa pudesse ver a mesma da sua janela.

Fontana di Trevi e a sua construção

Mesmo não sendo Bernini a construir realmente a fonte, muitas de suas ideias foram utilizadas na elaboração da mesma. Depois de reestruturado o aqueduto e construída o tanque, no século XVIII o papa Clemente XII deu a ordem que Niccolò Salvi, trabalhasse na grande rocha de origem marítima e também nas esculturas em mármore.

Fontana di TreviO artista representou em sua obra um cenário naturalista a frente uma estrutura arquitetônica. O resultado foi a representação do oceano com uma grande concha repleta de cavalos marinhos e alguns personagens da mitologia.

A Fontana de Trevi é sem dúvida nenhuma a mais famosa da cidade de Roma e a mais popular do mundo, citadas em inúmeras músicas e também no cinema, querida pelos habitantes da cidade e, sobretudo aos turistas que enchem a praça todos os dias para admirar essa obra monumental.

No ano de 2007, um homem italiano de 54 anos militante da extrema direita italiana, jogou corante na água, dando uma cor vermelha a fonte. Mesmo com esse pequeno ataque terrorista, a Fontana di Trevi não perdeu sua beleza, pelo contrário, adquiriu uma nova forma de se lembrar da Itália com a água cor de vinho. 

Fontana di TreviPara quem visita Roma e a Fontana di Trevi, tem mais que a obrigação de jogar uma moeda, para que segundo a lenda, um dia possa voltar a visitar a cidade novamente e quem sabe ver de novo essa bela fonte.


Itália: Um país que respira história e turismo

Viagens pela América do sul, pontos turísticos no Uruguai

A arte renascentista: Uma arte em busca de um passado

DVD Pioneer dvh, um mundo de possibiliddes em suas mãos

Conheça mais sobre Londres.