Como garantir uma alimentação saudável e equilibrada


By Luiza Mattos | junho 14, 2011.

Sempre nos perguntamos o que é uma alimentação saudável e equilibrada. Uma dieta balanceada é combinada por proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, sais minerais e vitaminas, sem abusos em determinados alimentos, nem exclusões de outros. Mesmo assim, podemos escolher quais alimentos são melhores para saúde, mais atrativos ao paladar, desde que não esqueçamos de nenhum componente acima.

As proteínas podem ser de origem vegetal: feijão, soja, grão de bico, lentilha, castanhas, amendoim e de origem animal: carnes, leites e derivados, peixes, e ovos. Encontramos carboidratos em alimentos como: açúcar, mel, arroz, milho, pão, batata, beterraba, mandioca. Já a fibra, podemos encontrar em alimentos como: aveia, germe e farelo de trigo e cevada. Podemos fazer uma bela combinação entre carboidratos e fibra, dando preferência ao arroz, a bolacha e o pão integral que com certeza tornarão nossa alimentação muito saudável.

As gorduras podem ser de origem vegetal, no caso dos óleos vegetais: soja, girassol, canola e oliva. E de origem animal nos derivados da carne, leite e ovos que produzem o colesterol, não sendo totalmente indicado. Os sais minerais em sua maioria estão localizados no leite e seus derivados, nos ovos e no conhecido sal de cozinha.

As vitaminas são essenciais ao metabolismo e são encontrados quase todos os alimentos naturais como: frutas, verduras, leguminosas. E em alguns alimentos de origem animal como: fígado, leite, ovos. No caso de uma alimentação saudável e equilibrada não podemos esquecer-nos da água ícone indispensável para o ser humano, pois além de conduzir os nutrientes necessários do corpo é reguladora das vitaminas e sais minerais além dos componentes energéticos (carboidratos) e construtores (proteínas).


Dieta Vegetariana – cardápio:

Alimentos para ganhar massa muscular dicas para quem é muito magro e quer ganhar massa

Tabela Pirâmide Alimentar para você aprender a se alimentar melhor

Benefícios da maçã – como consumir

Saiba Qual a quantidade certa de ração para cachorro