Campori de Desbravadores: Um grande de amigos

Campori de DesbravadoresAo tratar-se dos grandes eventos realizados pelos desbravadores não se deixar de lado a história dos Camporis. Um momento único onde se encontram diversos clubes a fim de colocar em prática tudo aquilo que aprenderam durante o ano.


O primeiro Campori de desbravadores foi 1954 na cidade de Idyllwild, sudeste da Califórnia, Estados Unidos. Charles Martin e Harry Garlick foram os dirigentes desse primeiro grande evento entre clubes. No Brasil o primeiro Campori realizou-seem Santa Catarina 1961 com a liderança de Henry Feyerabend e de lá para cá diversos camporis em diversas estâncias ocorreram.

Existem tipos diferentes de camporis: Campori Regional que é realizado por regional e os clubes pertencentes a sua área de atuação. Campori Macro Regional pertencem a clubes de mais de um regional. Geralmente esses dois tipos de camporis ocorrem quando não há camporis maiores no ano.


Campori de DesbravadoresCampori de Associação ou Missão é onde se reúnem todos os clubes pertencentes a área de abrangência da mesma. Campori da União, um encontro de clubes de todos os estados pertencentes a essa União.

CAMPORI NO PARANÁ

Campori da Divisão Sul Americana. Até o momento só ocorreram três edições desse evento que é para ocorrer a cada dez anos reunindo oito países da América do Sul. O primeiro ocorreu na cidade de Foz do Iguaçu em 1983, o segundo na cidade de Ponta Grossa em 1994 e o último na cidade de Santa Helena em 2005 reunindo cerca de vinte e duas mil crianças, adolescentes e jovens de todos os países.

O Brasil, em especial o Paraná, tem sido afortunado em sediar eventos dessa magnitude, especialmente por possuir áreas onde comportar esse total de pessoas. A quarta edição está sendo planejada para 2014 e com uma expectativa de superar em números de participantes o Campori anterior. Ainda não foi divulgado o local que sediará, mas existe uma grande possibilidade que o Brasil e o Paraná recebam mais esse evento.

Campori de DesbravadoresExistem também os Camporis Internacionais, porém como esses eventos ocorrem muito longe de nós, geralmente Estados Unidos, poucos são aqueles que conseguem ir conhecer tal programação. Geralmente ocorre a cada cinco anos, e último (quinta edição) foi em Oshkosh, no estado de Winconsin nos Estados Unidos com a presença de trinta e cinco mil participantes de mais de cem países diferentes. O próximo evento dessa categoria está programado para 2014 no mesmo local.