A dança na escola: Movimentando a sala de aula

dança na escolaComo foi desde os povos primitivos, na antiguidade e nos diversos períodos da história em meio a tantos povos, etnias e impérios, a dança na escola vem além de proporcionar o desenvolvimento de diversas habilidades e movimentos, possibilitar o auto reconhecimento está também ligado entre a mente e o corpo, a razão e o coração.

Na china foi utilizada com espadas para desenvolver diversas habilidades de um guerreiro. No Egito para os cultos sagrados. Em Atenas se ensina a dança para a pessoa viesse a ser considerado plenamente educado. Na Grécia praticada dos cincos anos até a velhice.

DANÇA NA ESCOLA

dança na escolaA dança foi utilizada de diversas formas e com diversos objetivos. Na educação contribui para o equilíbrio entre a mente e o corpo. Hoje com o aprendizado da dança não ocorre mais tanto com processos formais, mas garante ao aluno uma percepção de si mesmo formando um movimento expressivo de cada ser humano possibilitando através de seus próprios corpos valerem de seus próprios processos criativos como algo de dentro para fora e não de fora para dentro.

O importante ao se utilizar da dança com os alunos deve-se ter por parte do professor o conhecimento que nem todos os alunos farão parte de sua aula, e ele deve estar ciente disso. Por quê? Porque alguns alunos, por motivos religiosos não dançam e é preciso saber respeitar as suas práticas religiosas não os constrangendo a fazê-lo.    

dança na escolaAtualmente a dança na escola se vale das leis da mecânica do corpo, através da dança sendo uma expressão do mesmo em uma fusão das emoções, sensações e criatividade através de movimentos possibilitando cada vez mais ao individuo o autoconhecimento. Sendo empregada na educação para crianças auxilia no aprimoramento do próprio ser possibilitando novas realizações e conquistas.

Leia também:
A música na escola: Mais que um prazer, uma forma de ensinar

A arte na educação: Um meio de respeito as ideias do aluno

O Clube do Imperador: Reflexões sobre o filme: Parte 01

O teatro na escola: Uma prática de desenvolvimento do aluno

Atividades de boas vindas na educação infantil