A arte renascentista: Uma arte em busca de um passado

Arte RenascentistaComo o próprio nome diz, a Arte Renascentista foi o período de retorno ao passado, ou ao um tipo de arte já conhecido, o renascimento da cultura clássica Greco Romana, buscando unir antigas características com a realidade da época em que busca ao passado ocorria. Por exemplo, utilizando as formas de construções clássicas dos antigos templos dos deuses pagãos para agora construir igrejas cristãs.

Na arquitetura, depois que os renascentistas verificaram como se davam as construções antigas, que usava em geral formas quadradas para se ter uma maior harmonia entre todas as suas partes, as novas construções passaram a ser caracterizado mais pela suas funcionalidades, ou seja, sendo projetadas racionalmente.

Da mesma forma os palácios dessa época foram construídos, tendo geralmente um pátio interno na forma quadrangular facilitando assim também maior iluminação.

ARTE RENASCENTISTA E SUAS ESCULTURAS

Foi na escultura que a arte renascentista teve mais expressão. Destacando-se as figuras humanas com suas formas proporcionais e geométricas que até então era de pouco destaque. Na forma tridimensional, as esculturas viraram uma obra completa e si só, pois não necessitava de outros itens para serem compostas.

Arte RenascentistaEssas estátuas eram colocadas em pilares fazendo então que pudesse ser apreciada de todos os ângulos e lados. As expressões do corpo ganharam destaque com as suas perfeições nos trações sendo capaz de transmitir os próprios sentimentos. Mesmo dentro da época cristã, o nu voltou a ser utilizado, e sem dizer da reprodução de personagens da mitologia. 

Leia também:
Arte bizantina: Arquitetura, pintura, escultura e mosaicos

A arte na pré-história: Os primórdios da nossa arte

A arte na educação: Um meio de respeito as ideias do aluno

Alexander Calder: O pai da arte cinética e dos móbiles

A arte grega: a arte que influenciou toda a humanidade